segunda-feira, outubro 05, 2009

Mudanças para brasileira ver



Tem uma coisa que eu aprendi faz tempo: a única coisa certa na vida são as mudanças. Por isso tento ser otimista com relação a isso, não adianta resistir. Se você adia a mudança, quando ela chega é para te derrubar, não vem suave. Por isso até prefiro ir atrás das mudanças. Já que elas são inevitáveis, vamos atrás delas.
As únicas mudanças que realmente não suporto são as de casa. Faz doze anos que moro no mesmo apartamento em Sampa, mas em um ano de Inglaterra mudei três vezes. Cheguei aqui com duas malas e tudo deu cria: roupas, panelas, pratos, toalhas, lençóis, nunca vi tanta coisa, minha vida aqui é tão espartana, tudo tão temporário mas preciso de umas vinte malas para colocar tudo que eu tenho. A notícia boa é que todas as mudanças foram para melhor. Quando mudei do apartamento que dividia com os hooligans, morei com cinco indianas que eram bem organizadas. Todas vegetarianas. Aprendi que tem muito vegetariano que só come pizza, batata frita e pão com a desculpa de não comer carne, mas legumes, frutas e saladas que é bom nem pensar. O que eles deveriam ser é carboidratianos.
Por nosso acabei virando o bicho estranho lá, elas sempre espionavam o que eu estava comendo. Tinha uma que dava blitz na cozinha todas as vezes que eu tomava café da manhã para perguntar tudo sobre minha dieta. Isto incluía também as carnes que eu preparava, nunca me senti tão carnívora com os meus frangos, perus e peixes. Elas cresciam tanto o olho nos meus assados que eu até oferecia, mas a religião não permitia, claro. Vai ver que elas queriam saber como preparava para comer escondido depois.
Agora mudei de novo, estou morando longe do centro, mas tem um lado bem interessante de experimentar a vida local. Tenho uma rotina, vou para academia, supermercado e acabo presenciando briga de vizinhos, gritaria no supermercado, discussão e palavrões nos ônibus, bêbados em toda a parte, tudo muito longe do conceito de gentleman inglês que eu sempre tive.
Outro dia o motorista do ônibus parou no ponto e um carro estacionou na frente. No lugar de dar a volta, resolveu semear a discórdia com um buzinaço sem fim. A mulher que estava no carro falava no celular e por isso nem se mexeu. Quando se movimentou foi para sair do carro e falar umas poucas e boas para o motorista, nunca vi tanta criatividade para falar tantos palavrões em tão poucos minutos, alguns eu nem conhecia. Todos no ônibus fizeram: ohhhhh!! Aí veio o guarda, os três discutiram, foi uma beleza. Por isso me divirto, cada baixaria que eu pensava que só acontecia na periferia de São Paulo acontece em todo os lugares aqui. Tudo isso para a brasileira ver.....


5 comentários:

Unknown disse...

É para a gente ter certeza que a falta de equilibrio, de respeito, de amor pelo outro etc etc etc...deve existir dentro de nós...e assim a gente pode andar pelo mundo todo!!!!
Grande mentira dizer que London, Zurich, Suécia e outros mais são melhores que São Paulo....
A verdade que são super legais para conhecermos a cultura que não nos foi dada aqui no Brasil...a qual despresamos tanto, jogando lixo no rio, na rua, estragando os monumentos etc etc etc
Temos que agradecer o lugar em que vivemos e pedir a Deus que sempre nos deixe iluminados para viver de bem com o Cósmos e seus habitantes....

xixixixixixixixiiiiiiiiiiiii fui longe nao é!!!!!!

beijocas

fran disse...

viver fora é uma grande experiência, né: maravilhosa, apesar de alguns pesares, diga-se de passagem. well, avise qd voltar. bjos,

Fabrolino disse...

Depois dizem que o pessoal do Rio que 'e barraqueiro... Carico 'E barraqueiro, mas barraco que 'e barraco 'e uma linguagem internacional do ser humano. Ou, como diriam os cumputadores

se = humano
humano = barraco
fabro

ps: boa viagem

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

Oi, Estela, finalmente cheguei aqui... ando totalmente distante dos blogs, já que posto coisas o dia inteiro no iG Empregos, dá overdose... rsrsrs - então quer dizer que vc tem um mooonte de malas pra trazer?? E engraçado ver o inglês-como-ele-é. Eu tb tinha essa impressão de gentleman. Volta logoooo!! bjsss

kkerlley disse...

ahahaha... é verdade! tive experiencias ainda piores quando morei em Beeston. E com relacao aos vegetarianos, não são todos que são assim. Eu sempre faco meu 5-a-day!! =)
Saudades