domingo, janeiro 03, 2010

De volta para casa......e agora?




Antes de sair da Inglaterra, eu estava louca para chegar em São Paulo. Quando eu cheguei em casa, fiquei louca para voltar para a Inglaterra! Será que eu não sou de lugar nenhum? Na verdade tive um choque cultural inverso com o trânsito, a violência, o apagão, a chuva, as inundações, as filas e a falta de educação. Como eu estava numa cidade 20 vezes menor, todos esses problemas eram menores. Sem falar que a fama da chuva e umidade na Inglaterra não é nem pouco justa se comparada a São Paulo!

Na verdade, eu fiquei muito feliz em chegar e rever minha família, meus amigos queridos, meu cachorro, pois o que eu mais sentia falta era as pessoas, além da manga Palmer e do queijo branco. Mas acho que eu tinha me esquecido que a qualidade de vida aqui em São Paulo deixa muito a desejar, pois também não consigo ver meus amigos com freqüência, é sempre um grande esforço para marcar um encontro. Culpa da cidade opressora.

Em Leeds eu conseguia ver os amigos quase todo dia, o que eu achava muito prazeroso e imaginava que de alguma forma a situação iria se reproduzir aqui. Nada disso. Já faz dois meses que estou aqui e tem gente que não vi ainda. Apesar de tudo, a vida lá também não era perfeita, pois cria-se vínculos que de antemão todos sabem que são temporários, com exceção dos brasileiros. A Inglaterra parece o centro do mundo, onde vai gente do mundo inteiro, mas na maior parte das vezes a sensação é que nunca mais estas pessoas vão se encontrar de novo. As pessoas se instalam, estudam, cumprem seu objetivo e voltam para a terra natal. Como eu fiz, de volta para as origens. Mas aprendi que a vida é assim, é feita de ciclos. Quando ele se esgota ou se conclui, está na hora de começar um novo. Should I stay or should I go?

3 comentários:

TAGIL OLIVEIRA RAMOS disse...

Poizé, Estela. Sampa continua com "a dura poesia concreta de suas esquinas" e se movendo ao ritmo da "grana que constroi e destroi coisas belas" (com a permissa de mestre Caê, que vive sua andropausa, espero q temporária).
A solução (se existe) é curtir a cidade com suas contradições. Você vai descobrir que existe beleza em Sampa, mesmo que seja além do Tietê.
Em Londres ou Sampa, Inglaterra ou Brasil, o que dá sentido é justamente aquilo que nos faz mais humanos. bj

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

You should stay, obvious... e ainda tô com saudades de vc... bjs

Bebete disse...

Oi Estela. Cheguei no seu blog clicando nas listas de blogs de amigos e nem sei mais dizer o caminho que fiz. Cara, boa sorte. To morando em Londres, mas com uma vontade intermitente de voltar. E voltar pra casa e' voltar pra Sao Paulo - apesar de eu ser carioca... rs
Mas enfim, rola um medo terrivel de perceber que nao sou de lugar nenhum... Entao, de novo, boa sorte! E continue contando os percalcos que e' pra gente ficar avisada :-)