terça-feira, agosto 08, 2006

Mal-acostumada


Nunca fui reprovada. Nem na escola primária, ginásio, colegial – hoje nem existem mais esses nomes, tratam de ensino fundamental e médio. Aí vem o temido, tenebroso, assustador vestibular – que, embora preparada para o pior sempre, passei em todos – Unesp, Mackenzie, USP, Cásper Líbero.

Aí vieram os concursos. IBGE, passei em quarto lugar para fazer o censo econômico no final da década de 80. Trabalho temporário, de um semestre, meio período, ótimo para quem está estudando. Aí vieram as línguas. Testes para ter certificados em inglês – IELTs, da universidade de Cambridge. Passei. Pronto, o suficiente para achar que nunca vou repetir em nada.

Comecei a estudar espanhol. Depois de uns dois ou três anos, já dá para saber bem a gramática, falar, escrever. Hora de testar os conhecimentos novamente, Diploma Superior de Espanhol – ótimo, é uma proficiência que abre possibilidades para estudar nas universidades espanholas, dar aulas de espanhol....não que eu tenha tantas pretensões, mas um plano B é sempre bom!

Fui para o exame sem estudar muito – sabia o mínimo necessário para passar. Mas como eu tenho uma graça divina, um anjo da guarda ou qualquer outra proteção sobrenatural que me impede de tomar pau em testes, não me preocupei. Depois de três meses, fui recompensada. Com a reprovação. O quê???? Reprovada??? Não acredito nisso!!!!! Onde estava minha proteção contra reprovações??? A casa caiu!

Pois é. Falhou. E eu demorei para me recuperar. Depois de três anos, criei coragem para me submeter novamente ao teste. Estudei por três meses, fiz aulas extras, simulados, teste oral, teste escrito e principalmente estudei os verbos, um a um, que foram o meu calcanhar de aquiles na prova anterior. Fui preparada para todos os cenários, inclusive para uma reprovação novamente. Mas desta vez eu passei. UFA!!!! Nunca mais subestimo uma prova. Afinal, nesta vida, ninguém está protegido de nada.....

5 comentários:

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

Ah, agora sim, tá tudo explicado! Eu devia ter deixado pra fazer o post no Consulta depois do seu, né??
Mas vou tocar no assunto de novo, pras pessoas virem aqui te visitar. Bjs e parabéns!! (de novo!!)

Anônimo disse...

eba... e parabéns para Estelita e agradeça tbm aos mexicanos da oracle que fazem vc ligar trinta vezes ao dia (graças aos almoços que duram a tarde toda) e treinar ainda mais seu espanhol.
E até que enfim vc postou de novo...
bjos
Fabi

Anônimo disse...

Oi Estela!!!

Vi seu blog lá na Silvia. Pois é, meu espanhol está enferrujado. Nunca mais peguei um livro. Isso não é bom... Abraços

Anônimo disse...

Mui bien, ou seria muy biem???????
E como é Parabéns, vc merece, continue assim, torço por vc, em espanhol????
Too many questions!!!!

Valeu, competência se conquista!!!!!

Bjs,

William

Anônimo disse...

nossa estela, como vc estudou. credoooooooo. até cansei só de ler. risos. mas tá certo. tem que ter disposição, força de vontade e ir à luta.
parabéns.
bjo,