quinta-feira, janeiro 31, 2008

A nata de Piracanjuba

O contato com a cultura também é qualidade de vida. Mais um ponto a favor para as pequenas cidades do interior. Quando, em São Paulo, eu teria a oportunidade de ir a uma reunião da Academia Paulista de Letras, se eu não tenho nenhuma produção literária? Em Piracanjuba (GO) eu tive essa chance, pois meu tio Idelson é membro da Academia Piracanjubense de Letras. No dia que eu cheguei na cidade, fui convidada para a reunião na mesma noite.

O motivo era a análise da obra Devaneios de Insônia, de Laeste Antonio de Souza. Poesias inspiradas durante as noites de insônia do autor, levou um ano para terminar. São diversos temas, que vão de dúvidas existenciais ao amor platônico. Mas ele é um romântico contumaz, que poderia ter escrito sua obra de qualquer lugar do mundo, do Taiti à Patagônia, já que seus temas são universais. Mas ele se rende à alma piracanjubense com as referências ao relógio da cidade, nas páginas dedicadas ao Big Neno.

Foi um privilégio participar deste bate-papo. O grupo, formado por professores, estudantes, profissionais liberais e intelectuais da cidade, fez uma análise bastante construtiva para o autor, observando as tendências da obra e sua posterior utilização como ferramenta de ensino, já que a cidade precisa consolidar suas manifestações culturais junto aos jovens, que também estavam lá participando do encontro.

Espero que este grupo se torne cada vez mais forte e sirva de exemplo para outras regiões, pois iniciativas como esta são vitais para a preservação da cultura brasileira, que, se por um lado é das mais ricas do mundo, pode empobrecer se não for cultivada.

4 comentários:

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

que chique!!

Anônimo disse...

Parabens Estela com um pouco de boa vontade voce pode mostrar seus dotes literarios e tenho certeza fez novos amigos.

Nilton disse...

As coincidência as vezes parecem brincar com o inconsciente, deixando na dúvida se existem, ou não. Falo isso pelo fato dessa postagem, que você fala sobre os temas universais , justamente a referencia feita quando disse: "todo mundo passa a vida buscando o sentido da vida e esquece de viver", que não deixa de ser um tema universal, mas que poucos percebem.
O interior das grande metrópoles, tem muito a ensinar literlamente, mas pouco recursos para divulgar, sorte é existir pessoas como você para ajudar e quem sabe despertar novos caminhos para que todos tenham acesso a esses autores pouco conhecidos, pelo menos da minha parte.

Parabéns !

Unknown disse...

Ola Estela!
Meus parabéns pelos elogios direcionados a minha, nossa cidade!
você está de parabéns mesmo!
adorei ter te conhecido, aquele dia em um momento super agradável!

tudo de bom!
de seu amigo, hoje e sempre Marcos Flávio!